quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O Mistério do Chocolate...

Ouvimos constantemente pessoas a confessar o seu vício pelo chocolate e a relatar verdadeiros salvamentos que este lhes proporciona!

Devemos estar conscientes do consumo excessivo de chocolate praticado por algumas pessoas, sobretudo em momentos depressivos. De facto, são conhecidos os efeitos fisiológicos deste “amigo de todas as horas” que consola e apoia nos momentos mais complicados. Estão provadas as semelhanças entre o chocolate e a canabis; tal como ela, também o chocolate suscita momentos de maior sensibilidade e euforia, activando (no cérebro) certos receptores canabinoides!

Uma substância à partida inofensiva mas que tem mantido o seu estatuto bem elevado ao longo dos tempos.

Só muito recentemente alguns cientistas começaram a por em causa o efeito dessa divina substância no organismo; chegam mesmo a usar a designação “chocoholism” para expressar a incapacidade de renunciar ao chocolate. As suas características orosensoriais, como o sabor, o cheiro e a textura, são a principal explicação para esses consumos vorazes de chocolate.

Além disso, a temperatura a que o chocolate funde é aproximadamente 37º C, a mesma do nosso corpo; por isso é que quando o metemos na boca ele derrete lentamente, provocando uma enorme sensação de prazer!

Por tudo isto, o chocolate é tomado como o “medicamento” mais disponível, mais barato e saboroso, capaz de nos apagar sentimentos menos bons.

Para nós o chocolate não é um vício, nem é uma droga no verdadeiro sentido da palavra. É simplesmente um prazer…


E vocês? O que pensam?

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!! Nós no nosso blog também temos um post sobre o chocolate!!! Para mim o chocolate é tudo aquilo que vocês dizem: um vicio, um prazer, irresistível, saboroso, ..... Vocês só se esqueceram de uma coisa que eu acho que o chocolate também é: um afrodisíaco!!! ;) Gostei da vossa notícia!!! Muito bem!